redação e criação de campanhas canais sportv e premiere (2024) | superliga
o palmeiras da virada (direção e roteiro, 2023) | filme completo (assinantes uol)
inimigos íntimos (direção e roteiro, 2023) | filme completo (assinantes uol)
uma carta para tom e caetano (direção e montagem, 2021) | filme completo
romário ou ronaldo – quem foi melhor? (texto e roteiro, 2021) | filme completo
50 anos do tri (roteiro, direção, goal, 2020) | filme completo
palestra itália, 8 de agosto (direção, fotografia, 2020) | filme completo
racismo no futebol brasileiro (montagem, goal, 2020) | filme completo
raiz do futebol (roteiro, direção, goal, 2019) | série completa
som das torcidas (roteiro, apresentação, central3, 2015) | série completa
tão longe, tão perto (direção, produção, 2014) | série completa












o palmeiras da virada (2023) – Um olhar para o momento atual do Palmeiras, multicampeão nos últimos anos com o técnico português Abel Ferreira e consistente num novo ciclo que se iniciou em 2015, com o novo patrocínio, o novo estádio e a força para voltar a ser protagonista no futebol depois de quase cair novamente à segunda divisão. Montagem de Douglas Lambert e Shay Peled, imagens de Douglas, Liel Marín, Raquel Arriola e Alexandre Scheneider, produção de Natália Mota, William Correia e Caroline Monteiro, chefia geral da Ligia Carriel. No ar apenas par assinantes UOL.
inimigos íntimos (2023) – Uma viagem no ponto alto da rivalidade entre Corinthians e Palmeiras, a sequência de jogos em 1999 e 2000 que reunia os times que por aqueles anos disputavam para ganhar todos os títulos possíveis. Uma reunião de craques e falastrões, jogadores de seleção e reis de audiência na imprensa, gente que jogou muita bola e também saiu na porrada quando o calor do clássico se tornou insustentável. Uma ideia da equipe de vídeos do Mov, a produtora de vídeos do UOL, em que fui convidado para roteirizar, coordenar e dirigir. Montagem da Cabra, fotografia de Liel Marín e Douglas Lambert, chefia geral da Ligia Carriel. No ar apenas para assinantes UOL.
uma carta para tom e caetano (2021) – Uma mãe santista e um pai palmeirense – meus amigos da vida, Fernanda e Caramez. Numa final de libertadores histórica no Maracanã, eles escrevem uma carta aos dois filhos para registrar a importância particular dessa decisão continental. É o registro dessa jornada que vai além de dois torcedores rivais. É a beleza do futebol passada de mãe e pai para os filhos, é a construção de memórias. Um filme à distância, em pandemia. No ar no Youtube.
romário ou ronaldo – quem foi melhor? (2021) – Entre os trabalhos de vídeo para a Goal Brasil, aqui o trabalho foi de concepção, roteiro e texto para uma animação de Alexandre De Maio que propõe um debate sobre dois grandes jogadores do futebol brasileiro e mundial. A locução é do ator Silvio Guindane. Disponível no Youtube da Goal Brasil.
racismo no futebol brasileiro (2020) – Daniel Alves, Grafite, Aranha, Hulk e Marcio Chagas: o que eles têm em comum? Todos sofreram ofensas racistas e reagiram, cada um do seu jeito. Falamos com os cinco e pedimos que eles refletissem sobre o racismo no Brasil e como o futebol lida com isso. A denúncia, as represálias, a pressão, a expectativa: com a palavra, quem sentiu isso na pele. A narração é toda dos entrevistados: Grafite, ex-jogador e comentarista do Grupo Globo; Daniel Alves, jogador do São Paulo; Aranha, ex-goleiro e colunista do UOL; Hulk, jogador do Shanghai SIPG; Márcio Chagas, ex-árbitro. A reportagem foi de Thiago Rabelo, as ilustrações e edição são de Alexandre De Maio, e eu trabalhei na montagem e direção do projeto junto de Alexandre Sinato. A produção é da Goal. Disponível no Youtube da Goal.
palestra itália, 08 de agosto (2020) – Um dérbi inconveniente. A volta do futebol promove aglomeração em plena pandemia; o torcedor, protagonista do jogo, tem na bola um raro refúgio. Palestra Itália, 8 de agosto – um registro do sábado das cem mil mortes. Com um celular na mão, um olhar sobre a final do Campeonato Paulista de 2020, um atípico Palmeiras x Corinthians sem torcida e no meio da maior pandemia num século. Iniciativa pessoal, publicada em redes sociais no dia seguinte ao jogo, com generosa montagem do amigo Vitor Guerra. Disponível no Vimeo pessoal.
50 anos do tri (2020) – Em homenagem ao mais icônico título das Copas do Mundo, o tricampeonato da seleção brasileira em 1970, a Goal Brasil produziu esse filme de animação que coloca aquele time num fantasioso Grande Museu das Memórias Eternas do Futebol. Participei da ideia junto da equipe da Goal, liderada por Alexandre Sinato, o Skiter, mas o traço e a animação são do artista Alexandre de Maio. Exibido no Cinefoot 2020. Disponível no Youtube da Goal.
raiz do futebol (2019) – Partimos da seguinte provocação: o Brasil ainda é o país do futebol mesmo depois do 7 a 1? A partir daí, construímos cinco episódios – Improviso, Família, Praia, Samba e Feminino – que tentam trazer particularidades da nossa relação com o jogo. A forma que o brasileiro e a brasileira jogam bola, se juntam para ver as partidas e estão de alguma forma sempre brincando, falando, pensando ou atravessando questões do futebol. A produção é da Goal Brasil, em 2019, em projeto liderado por Gustavo Franceschini. A companhia nas diárias foi do fotógrafo Bruno Graziano, além de Gabriel Mori e Daniel Martins no som. A edição é de Ugo Araújo. Disponível no Youtube da Goal.
som das torcidas (2015) – Um dos principais podcasts da rádio Central3, lançada em 2013, virou produção audiovisual dois anos depois, lançada na internet e também no Festival Cinefoot, em São Paulo, com sessão especial no Museu do Futebol. A premissa está clara no título: contar a história do clube, das arquibancadas e de seus seguidores a partir das músicas. Essa temporada, uma espécie de piloto, pega os cinco times da capital paulista, Corinthians, Palmeiras, Portuguesa, Santos e São Paulo. Disponível no Youtube da Central3.
tão longe, tão perto (2014) – Como preparação para o filme Largou as Botas e Mergulhou no Céu, fizemos dez entrevistas para trocar ideia sobre o Brasil, muitas vezes com olhar específico para os estados da região Nordeste, espécie de pesquisa de locação e personagens para o longa. Os papos foram com Isa Grinspum, Carlos Ebert, Ermínia Maricato, Joana Lira, Marcelino Freire, Lirinha, Luiz Ruffato, Mara Salles, Renata Meirelles e Salloma Salomão. Disponível no Youtube do Largou as Botas.